segunda-feira, janeiro 09, 2006

Relatividades

Era assim que estava apresentada a notícia no site d´O Público. Curioso como sou com estas coisas da Terra e tal, fui ver a notícia com mais atenção.
Então não é que a porra do terramoto teve afinal "epicentro a cerca de 450 quilómetros a oeste do Cabo de São Vicente"?! É impressão minha ou aquele pessoal do Instituto de Meteorologia tem um trabalho demasiado monótomo e desinteressante? De tal maneira que têm que spice things up a bit e exagerar um bocadinho na informação que passam cá para fora onde os jornalistas alarmistas ainda exageram mais a situação.
Já na época de furacões que devastaram meia América Central puseram-se a dizer que vinha um desses furacões, e que ia atingir Portugal e isso tudo e muito mais, e afinal nem o pessoal do surf notou diferença. Encarem a realidade: as grandes catástrofes naturais, daquelas que enchem telejornais, não querem nada connosco. Isto por cá está tão mau que nem que houvesse uma catástrofe humanitária a CNN se dava ao trabalho de mandar um estagiário sequer para cá. 1 de Novembro de 1755 foi um engano. Além disso desiludem-se: no séc. XVIII não havia televisão nem fundos comunitários para encher o bucho.
Eu sei, nós portugueses somos patéticos, mas temos que aceitá-lo. Agora não andem para aí a dizer que um tremor de terra no fundo do mar a 450 km de distância foi em Lisboa. Embora os nossos engenheiros sejam maus, não acho que sejam tão maus assim para que os prédios comecem a desabar com um 5,1 lá no cú de Judas. Preocupem-se mas é com os peixinhos que, esses sim, não fizeram mal a ninguém.

Sem comentários: