domingo, fevereiro 12, 2006

"Habemus negotium"

Pelos vistos o pessoal lá do Vaticano não está a gostar da gerência portuguesa da sucursal católica de Fátima e pretende agora tomar as rédeas do estaminé.
É que o franchise português de Fátima tem nos últimos anos aberto as suas portas a hereges como o Dalai Lama, o líder da Igreja Ortodoxa ou Fátima Felgueiras e a Casa-mãe, a.k.a. a Santa Sé, não está a achar piada à coisa. Em 2004, quando se realizou um congresso ecuménico sobre os santuários nas várias religiões e um grupo Hindu foi à Cova da Iria, o cardeal Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, condenou o facto e exigiu mesmo explicações ao bispo de Leiria-Fátima. Isto vindo do senhor que hoje ocupa a cadeira que foi de João Paulo II, o papa cujo pontifício foi rconhecido por todos como um exemplo de tolerância e abertura ao diálogo entre as religiões. Sinais dos tempos...
Eu, como ateu e anti-clerical que sou, começo a ter receio de me aproximar da região de Fátima. Tenho o pressentimento que deve andar por lá algures numa varanda um franco-atirador albino da Opus Dei à espera que eu meta os pés no santuário...
P.S.: Um pequeno pormenor que eu não referi mas que quase de certeza não tem nada a ver com o assunto (obviamente que não) - o santuário de Fátima facturou em 2004 mais de 19 milhões de euros de receitas. (Bolas, realmente o Salazar sabia o que estava a fazer quando construiu o milagr... perdão, o santuário de Fátima!)

Sem comentários: