quinta-feira, março 23, 2006

Circo dos maus tratos

Tomei conhecimento através do desBlogueador de conversa da realidade que está por detrás do realty show Circo das Celebridades (das quê?) da TVI. Nos bastidores das mariquices do Castelo-Branco e fora do olhar da pequenada que tanta piada acha aos espectáculos de circo, acontece aquilo que já toda a gente sabia - são praticados maus tratos aos animais que fazem a delícia daqueles que ainda vão ao circo e que pensam que todos os animais vivem felizes e contentes, melhor até do que se estivessem em liberdade.
Na verdade não é bem assim, e nem os próprios responsáveis o escondem. “Eu bati no elefante porque ele não queria fazer o exercício, e isso não nego. Nós não podemos deixar que um animal faça aquilo que quer, ou então não há respeito e o domador não está ali a fazer nada”, disse Victor Hugo Cardinali ao ser confrontado com as imagens do próprio a picar elefantes na zona dos olhos e da face.
A Associação ANIMAL lançou recentemente uma campanha contra a violência nos animais de circo. É aconselhado a que se proteste enviando e-mails de desagrado com esta situação aos patrocinadores do programa porque, como diz a sabedoria popular, "sem dinheiro não há palhaços". Outra maneira simples de protestar é pura e simplesmente fazer um boicote à TVI, deixando de assistir às suas emissões (e razões é coisa que não falta para deixar de ver o lixo televisivo da TVI, mas esta é mais séria).
Eu nunca achei grande piada aos circos e sempre achei que a coisa menos má deles são os palhaços. E se os circos estão dependentes das crianças lembrem-se que elas quase não ligam aos animais, querem é rir dos palhaços e ficar de boca aberta com os malabarismos e cuspidores de fogo (será que ainda há disso?). A parte dos animais é totalmente desnecessária. Fica aqui passada a mensagem. Pode ser que ajude para mudar qualquer coisa, nem que seja só as mentalidades.

1 comentário:

biobloga disse...

Que o circo seja apenas o lugar de exibição de bestas... humanas