domingo, abril 30, 2006

Actualizações ao blog

Ponto 1 - Despedidas da barra de links.
É com muita pena que me vejo forçado a remover alguns blogs da barra de links. Um é o Idanhense, um bom blog sobre Arqueologia e património, centrado na região de Idanha-a-Velha e cujo autor, segundo soube, viu-se forçado a encerrar devido a algumas polémicas e guerrinhas que originaram alguns comentários indesejados (quem conhece o compadrio que reina na Arqueologia portuguesa sabe que isto é "o pão nosso de cada dia"). Se lá forem hoje o que encontram é um blog sobre... convites de casamento! Sim, como se não bastasse ter encerrado ainda expropriaram o domínio do blog... Esperemos ver o Idanhense de volta um dia destes.
Ainda a propósito de comentário indesejados, o blog do Nuno Markl esteve prestes a encerrar. Parece que há malta que tem dificuldade em distinguir o mundo real do virtual e tem demasiado tempo livre em mãos para fazer a vida negra a uma pessoa apropriando-se do seu nickname para desatar a dizer porcaria. Ainda há gente que precisa de crescer "um bocadinho assim". De tal modo que, às tantas, até uma pessoa que leva os problemas da vida na boa, como o Nuno Markl, não vê solução senão fechar o tasco. Mas como ele é bom rapaz não fez isso. Em vez de o encerrar definitivamente, limitou-se a proibir os comentários, ou seja, continua a partilhar connosco as suas baboseiras diárias que tanto gostamos mas agora já não há feedback, deixou de ser um blog interactivo. Ora, eu já li algures nesta blogosfera fora que "um blog sem comentários é como sexo sem orgasmos", e concordo plenamente com isto. É o democrático direito de resposta, as troca de ideias e o ping-pong de insultos que, em 90% dos casos é sempre positivo. É por isso que eu não coloco na barra de links os Alcómicos Anónimos, detentores de um dos humores mais mordazes da blogosfera mas que não permitem que se comente os posts. Mesmo assim, não vou riscar o Há Vida Em Markl da barra de links nem vou deixar de o visitar regularmente, mas considere-se, Shôr Markl, avisado - isto é um cartão amarelo (sim, porque eu sei que o sonho de qualquer blogger é ser linkado aqui pelo 'je'; todas as semanas tenho o Pacheco Pereira aqui à minha porta a chatear-me com isso).
A razão que me faz despromover os blogs HHHUUUGGG-rrrr! e O Caco da barra de links para uma pasta dos Favoritos intitulada 'blogs em stand-by' é outra: falta de actividade. Ainda dou um prazo de um mês a ver se há desenvolvimentos mas depois disso passo a considerá-los moribundos. O primeiro era um conceito inovador, totalmente non-sense, um blog escrito pelo Chewbacca e na sua própria língua. Infelizmente foi só uma moda passageira a que se deixou de dar atenção. Já o segundo era daqueles blogs sobre Arqueologia que faziam falta, mas a prolongada ausência sem aviso prévio não me deixa outra solução. É por essa razão que nunca linkei o blog dos Gato Fedorento, verdadeiros pioneiros da ironia bloguística mas que, depois da fama, desleixaram o seu espaço virtual onde tudo começou (muito embora nos dias de hoje ter um link para os Gato Fedorento ainda seja sinal de estatuto e dê pinta a um blog).
.
Ponto 2 - O Livro de Reclamações
Agora já está aqui ao lado, à vista de todos, o meu e-mail para que não tenham o trabalho de o ir conferir ao meu perfil, caso tenham alguma coisa para me dizer. De resto, podem escrever para lá o que quiserem: chamar nomes, fazer elogios ou propostas indecentes. Não quer dizer que eu lhe vá ligar coisa nenhuma mas o que vale é a intenção e a liberdade de expressão.
.
Ponto 3 - Musiquinha nova (e da boa)
Depois de uma semana revolucionária e com o 1 de Maio à porta, nada melhor que a recuperação da melhor banda de Punk reacionário português dos anos 80, os Mata-Ratos. Esta é tirada do álbum És Um Homem Ou És Um Rato, que marcou o seu regresso em 2004. Podem ouvi-la no player aí do lado direito ou descarragá-la aqui (violando todo o tipo de direitos de autor, e códigos morais e éticos). Oiçam, porque mais revolucionário que isto há pouco.
.
Ponto 4 - Nova votação
Decidi dar como terminada a última votação e iniciar uma nova, pedindo-vos que completem a frase "Se eu fosse Presidente da República..." Sejam sinceros.
O resultado do inquérito anterior, que pedia a vossa opinião acerca do blog, foi o seguinte:

Fiquei satisfeito com este resultado por 4 razões: 1º- consegui enganar uma data de gente (10 pessoas...) que pensavam que iam encontrar aqui senhoras desnudas e nada mais, logo, há mais tarados neste mundo do que pensavamos, o que faz com que não nos sintamos tão sozinhos; 2º- 41% dos votantes respondeu com respostas tão esclarecedoras como "Tá-se" e "Pois", o que também me deixa mais animado pois agora sei que não sou a única pessoa no mundo que responda a perguntas difíceis de forma tão vaga; 3º- 6 pessoas realmente tiveram uma boa impressão desta treta, o que também me deixa muito satisfeito (se forem miúdas giras identifiquem-se e mandem qualquer coisa para o e-mail que já sabem); e 4º- nenhum dos votantes via a 1ª Companhia, talvez porque tinham mais neurónios que o TVIólico comum, talvez porque esse programa já acabou à largos meses...

Sem comentários: