sexta-feira, abril 28, 2006

Memórias de uma prospecção (VIII)

De volta aos posts sobre as minhas aventuras em Trás-os-Montes por altura do Carnaval, aqui ficam mais duas imagens, desta feita da povoação de Rio de Onor, atravessada a meio pela fronteira que separa Portugal de Espanha. A primeira impressão que se tem é logo que o lado português é muito mais animado que o lado espanhol. De facto, parece ser frequente o fenómeno que pudemos assistir de espanhóis a sairem das suas casas pelo final da tarde para se deslocarem a Portugal (que fica duas ruas abaixo) e se enfiarem nas tascas do lado de cá.
Ficam aqui dois momentos captados pela atenta objectiva deste vosso humilde escriba:

A diferença entre Portugal e Espanha espelhada no pavimento viário - do lado de cá, temos um empedrado que além de fazer mal à suspensão dos automóveis pode conduzir a fortes enjoos provocados pela trepidação das viaturas; do lado de lá, em oposição, aparece logo um troço de estrada macadamizada que os carros lá até parece que deslizam, numa clara atitude de provocação como quem diz "Vêm? Nós somos melhores que vocês". Como se tal humilhação não bastasse, eles ainda resolveram alcatroar uns 10 metros de estrada do nosso lado, como se estivessem a dizer "Vêm? Nós não só somos melhores que vocês, como ainda somos amigos e não nos importamos de dar uma ajudinha ao 'nuestro hermano' subdesenvolvido".

Mas como eu não estou aqui para falar bem dos espanhóis, aqui está uma foto que prova que a 'bimbice' também reina do lado de lá:

Pedaço de cartão onde se lê "BENDESE", agrafado a uma porta de uma casa de Rio de Onor, sublinhe-se, do lado espanhol da fronteira.

Sem comentários: