quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Um verdadeiro "murro-no-estômago" cinematográgico

Vi ontem este filme, The Quiet Earth ("Terra Tranquila"), e que filme! Não tanto do ponto de vista da qualidade da realização ou dos actores mas antes do argumento que está por detrás.
Esta produção neo-zelandesa (sim, eu disse neo-zelandesa) de 1985 parte de uma premissa bastante simples: um homem que acorda um dia e dá por si como a única pessoa restante à face da Terra. Com claras inspirações em 2001: A Space Odyssey (mas menos enfadonho), The Quiet Earth é daqueles filmes que nos põem a pensar sobre o sentido da vida e da morte, qual o nosso papel no Universo, para onde vamos e que controlo temos afinal sobre todas estas questões e o nosso destino. É um tipo de ficção-científica bem alternativa mas que faz exactamente o meu género de filmes e livros (sim, porque este filme não é mais que a representação gráfica de um livro com o mesmo nome, mais um título com que vou andar a chatear as meninas da Fnac). Recomendado para os apreciadores do género, sobretudo pela sublime cena final, que nos deixa com ainda mais perguntas que respostas. Um verdadeiro "murro-no-estômago" cinematográfico.
Este foi o único video que encontrei no Youtube de The Quiet Earth. Não é o que melhor ilustra a mensagem do filme mas exemplifica bem o estado a que uma pessoa chega ao deparar-se completamente sozinha no planeta, como acontece com a personagem principal do filme que passa da razão inicial para a loucura, entre a tentativa de suicídio e a auto-proclamação como Deus:

(sim, ele tem vestido uma camisa de noite feminina. eu avisei que ele estava maluco...)

Sem comentários: