quarta-feira, abril 25, 2007

Apontamentos sobre certas e determinadas manifestações pessoais e colectivas em dia de comemorações

1.- O Senhor Silva veio hoje queixar-se que o 25 de Abril anda esquecido entre os portugueses e questionou mesmo o sentido das comemorações que se fazem neste dia. Irónicas palavras, vindas do homem cujo ponto mais marcante do seu mandato foi abrir o precedente de ser o primeiro chefe de Estado a não usar cravo na lapela no 25 de Abril.
2.- Sócrates aproveita a distração e acrescenta uma nova palavra ao dicionário, o "bota-abaixismo" .
3.- Em Lisboa, foi oportunamente inaugurado hoje, com 2 anos e meio de atraso, o tão falado Túnel do Marquês. Milhares de lisboetas juntaram-se (e acotovelaram-se, e buzinaram-se) hoje para atravessar pela primeira vez o dito túnel, num momento de histeria colectiva só comparável com a moda das bandeiras no Euro 2004. Ao menos quando foi a inauguração da Ponte Vasco da Gama ainda ofereceram uma feijoada...
4.- Na Madeira, Alberto João Jardim continua a brilhar, proferindo discursos que mais parecem saídos da boca do mais ferrenho militante comunista (aqueles «cubanos do rectângulo», como ele gosta de chamar). Convem lembrar neste país de memória curta as palavras que a dita personagem proferiu à exactamente um ano: «O 24 era para permitir às pessoas gozar o 25 de Abril. E agora quero ver se os democratas de Lisboa também dão tolerância de ponto no 24 de Abril. Eu se tivesse de comemorar era o dia 26. E é o que terá de vir a seguir a esta porcaria».

Sem comentários: