terça-feira, outubro 18, 2005

Coisas cá de dentro: cultura a 21%

Em Portugal a cultura é um luxo!
Bem, dito assim isto não é novidade nenhuma para ninguém.
Mas a verdade é que consultar qualquer obra na Biblioteca Nacional, em Lisboa, é, fiscalmente falando, um luxo comparável a consumir uma lata de caviar ou comprar um automóvel de grande cilindrada!
Ora até se entende que seja necessário pagar para consultar a biblioteca, mesmo que esse 'pagar' signifique desembolsar 8,5€ pelo cartão de leitor, cartão que é actualizado à módica quantia de 7€... Mas afinal é um sacrifício que temos que aceitar (que remédio...) já que no nosso país não se dá dinheiro a estas instituições públicas e que ainda por cima pertencem ao Ministério da Cultura (parece que é melhor dar muitos milhões para um estádio de futebol do que uns milharzitos para as instituições culturais).
Agora, o que a mim me indigna é que todos os serviços da Bibioteca Nacional são taxados ao IVA de 21%!! Sim, 21%, que, corrijam-me se estiver errado, é o valor praticado para os considerados 'bens ou serviços de luxo'!
Se não acreditam em mim vão aqui, escarrapachado no site da Biblioteca Nacional.
É por estas e por outras que dá vontade de dizer que "isto aqui, isto aqui, é uma data de gatunos, uma data de ladrões e uma data de chupistas!"

Sem comentários: