sábado, março 11, 2006

Ontem fui ver estes filmes... seguidos


Walk The Line (2005)
Não achei grande piada. É só um biopic (um bom biopic, pronto) sobre uma figura que a mim, pessoalmente, não me diz muita coisa. As representações estão muito boas sim senhor mas falta uma história que agarre o espectador - a falta de química entre Johnny Cash e June Carter (mais por ele, que é mais químicos...) e o patético estado do protagonista não evitam que a dada altura comecemos a perguntar-nos "mas que horas é que já devem ser isto?". Os repetitivos acordes da sua música (que depois não nos saiem da cabeça) e a deprimente cena dos amendoins (não se faz uma coisa dessas à Reese) também não ajudam.

É de certeza um bom filme para os admiradores de Johnny Cash mas para mim não é suficiente. Mesmo assim dou-lhe um 10.

Syriana (2005)

Bela surpresa. Um filme que nos mostra as manobras de bastidores por detrás dos acontecimentos que chegam até nós através de um qualquer rodapé de telejornal. Ficamos a conhecer um pouco das negociatas do petróleo, das corrupções dentro dos governos, do apoio dissimulado dos "polícias do mundo" a grupos terroristas consoante os interesses, de como se instalam governos-fantoche qual nova colonização dos tempos modernos, como se escolhem e se educam potenciais terroristas, etc. Um filme que vale a pena ver mais que uma vez, que terá incomodado muita gente (não estou só obviamente só a falar dos velhotes conservadores da Academia de Hollywood) e que dá que pensar a muitos mais. Ponto negativo para a gaffe do relógio da sala de comando da CIA, já no final do filme, que está constantemente parado nas 23h22m.

Aconselho vivamente para quem quer compreender como se faz a política na actualidade e como as decisões de alguns afectam a vida de muitos. Sai com um 18.

2 comentários:

Unknown disse...

por indicação no blog da amiga «Cruzeiro», visitei este blog e gostei do conteudo e da forma... parabens vou linkar no meu, para visita diária...

7ubal disse...

Obrigado pela preferência. Prometo também passar de vez em quando no teu blog.