domingo, junho 04, 2006

Memórias de uma prospecção (XIV)

Património reciclado II
Ainda em Idanha-a-Velha, antiga Civitas Igaeditanorum romana, podem encontrar estes belos exemplos da maneira como o nosso património arqueológico é tratado no nosso país:

um belo bebedouro para animais

um ainda mais belo suporte para vasos

e um multifuncional suporte para vasos ou banquinho

Se os dois últimos objectos foram reaproveitados pelos habitantes de Idanha nas suas casas, o primeiro encontra-se assim mesmo na "área visitável" das ruínas visíveis da cidade romana, o que é bem mais grave, além de triste.

Para a malta que já começa a ficar farta destas fotos que eu para aqui tenho posto desta minha passeata carnavalesca, não desesperem - mais 2 ou 3 posts e acaba-me o stock (mas ainda tenho guardada a piéce de resistance para o final!).

(para quem está de fora do assunto, trata-se de um sarcófago, um suporte de coluna e um fragmento de coluna romanas)

1 comentário:

Unknown disse...

Nada como dar "utilidade" ao nosso patrimonio!