terça-feira, julho 11, 2006

Balanço do Mundial IV

Boa Morte (15) - Na minha opinião o maior injustiçado deste Mundial. Só esteve uns ridículos 11 minutos em campo para fazer descansar um titular. Depois de fazer um dos seus melhores campeonatos em Inglaterra merecia muito melhor. Sempre que o Ronaldo se deixava levar com as suas fintas apalhaçadas eu queixava-me sempre para o tirarem e porem o Boa Morte para lhe mostrar como se joga futebol "sem espinhas" nem artifícios. O Scolari assim não o quis e o Boa continua a dar-se mal com a nossa Selecção. É pena, pois merecia muito melhor.
Ricardo Carvalho (16) - O patrão da defesa. Capaz de fazer cortes irrepriensíveis e com uma serenidade no jogo tal que até nos assusta até que ele pega e diz "está tudo controlado". Se com a lesão do Jorge Andrade se perdeu uma grande dupla na defesa, com o Fernando Meira ganhou-se outra grande dupla alternativa. Se fosse mais interventivo talvez conseguisse ocupar o lugar do líder deixado vago pelo Figo mas continua com aquele ar de que "estou aqui na minha, só vim ver (ou jogar) a bola...". É outro herói e só foi pena ter caído no jogo no Henry e ter deixado lá o pé contra a França.
Cristiano Ronaldo (17) - "Menina", "vedeta iluminada" e "puto mimado", tudo serve para lhe chamar. E com razão. É um diamante em bruto que, se não mudar a sua atitude, vai ser só mais um como tantos outros e cair no esquecimento (a não ser por andar com uma apresentadora de televisão). O talento está lá, disso não há dúvida, mas ainda precisa de amadurecer mentalmente. Subiu na vida cedo demais e talvez não merecesse a titularidade assim de mão beijada como a deu Scolari - primeiro à que fazer por merecê-la e isso também passa por criar espírito de grupo. Dispara fintas atrás de fintas (mesmo que não tenha ninguém pela frente), faz o tal "jogo bonito" mas que não leva a nada, quer ser sempre ele a rematar, mesmo que tenha alguém em melhor posição. Vê lá se arrumas mas é as ideias ou vais ser outro Gascoigne, sobrevalorizado num momento e caído em desgraça no outro depois das fintas que fez a si próprio.
Maniche (18) - O "cara-de-esquilo" vencedor do prémio "Bochecha de Ouro" deste Mundial, esteve presente em todos os jogos e superou sempre as espectativas. Aparece quando menos se espera e foi assim que se tornou o melhor marcador português da competição, disparando "bujardas" do fundo da rua como quem não quer a coisa. Apesar de depois estar desaparecido do resto do jogo, o Maniche conseguiu dinamizar o meio campo como à muito não se via nesta Selecção.
Tiago (19) - A eterna alternativa ao Maniche talvez merecesse estar mais presente neste campeonato depois a excelente época que fez em França. Revelou-se útil quando era chamado a entrar e não desapontou (só quando o Scolari o resolveu inventar como número 10). Vai ter mais oportunidades no futuro para mostrar o melhor que tem.
Deco (20) - O "mágico" foi uma das maiores desilusões portuguesas. É certo que os mais de 50 jogos que fez esta época pelo Barcelona lhe começam agora a pesar em cima mas, para o que dele era esperado não cumpriu. Apesar daquele golo salvador que marcou quando ninguém estava à espera, provou que não é um jogador decisivo e insubstituível. E aquela sua expulsão foi simplesmente idiota (mesmo com aquele Ivanov a disparar cartões). Tem momentos de génio mas não é um Rui Costa. Isto não tem a ver com o "é nacional, é bom" mas, se formos por aí, confesso que não me agrada a ideia de ver um brasileiro jogar por Portugal (ou pelo Japão, ou pela Tunísia, ou por qualquer país que não o Brasil). A sua presença na Selecção pode ser útil ou mesmo boa para Portugal mas para ele é muito melhor, já que não tinha possibilidade de competir com um Ronaldinho pela selecção canarinha. Não se trata de racismo ou xenofobia; trata-se da verdade desportiva - a inclusão de jogadores estrangeiros numa selecção desvirtua o valor potencial desse país. Isso faz parte do mundo dos clubes, não de via fazer do mundo das selecções. Pela maneira como lhe levantaram a fasquia, o seu desempenho tem que ser considerado uma desilusão.

2 comentários:

Unknown disse...

É pá isto é muito balanço, até já tenho a cabela à roda. :)

7ubal disse...

E ainda falta um!