segunda-feira, julho 10, 2006

"Joga Bonito"? Para ganhar não serve!

Uma marca de artigos desportivos andou a publicitar os seus produtos e o próprio Mundial de futebol com o slogan de "Joga Bonito". Resultado: as equipas que tentaram jogar bonito foram as primeiras a fazer as malas. Até o Brasil, de quem se esperava ver futebol bonito, fez pouco nesse sentido.
Este Mundial provou que, se quiserem ganhar, não se pode andar a entreter as pessoas com boas jogadas e fintas agradáveis à vista. O que interessa é jogar para ganhar, seja com que armas for. A prova disso foi a final de ontem, entre os matreiros italianos e os manhosos franceses.
Foi bom ver a Itália sagrar-se campeã por duas razões: a primeira porque são objectivos, eficazes, entram em campo para ganhar e não se perdem em palhaçadas inúteis do estilo "Joga Bonito"; a segunda porque mandaram para casa e calaram os franceses de vez, depois de os fazer sofrer a bem sofrer (errei na previsão: tinha dito que os italianos iam marcar no último segundo do último minuto dos tempos de desconto do prolongamento só para lixar os franceses, mas afinal deram-se ao luxo de o fazer nos penalties). Foram justos vencedores, mereceram (apesar daquele jogo com a Austrália ainda estar atravessado), e parabéns à Itália.
Um último recado para aqueles que nos chamaram de "selvagens":
-Aos ingleses, especialmente para o Rooney, fair-play é uma expressão inglesa, não é?
-Aos franceses, especialmente para o Zidane e o seu treinador, chauvinismo é uma expressão francesa, não é?