sexta-feira, junho 30, 2006

Até os comemos!

Em Gelsenkirchen são esperados amanhã cerca de 80.000 ingleses contra 20.000 portugueses.
Ou seja, são 4 ingleses para cada português. Isto faz-me lembrar Aljubarrota, em que corremos com os 'conhos' em igual desvantagem numérica. E amanhã vai ser igual com os 'bifes'!
Quinje a zero! Vai ser quinje a zero!

À procura de milagres

Sporting contrata Moisés

quinta-feira, junho 29, 2006

F.A.Q. Dentro e fora (II)

Pergunta: Quando foi o Euro 2004 não coloquei nenhuma bandeira na minha janela como pediu o Scolari. Tudo porque achei a ideia muito... parva. Agora, durante o Mundial da Alemanha, também não pus nenhuma bandeira porque continuo a achar a ideia muito... parva. Sinto-me descriminado pelos vizinhos por não o fazer e tenho uma dúvida que me atormenta a alma: serei menos português que os outros por não pôr nenhuma bandeira na janela?
Resposta: Sim, você não é sequer português quanto mais "menos português"! Por não pôr uma bandeira na sua janela, nem que seja ao contrário e ao lado de uma brasileira e angolana (e, já agora, porque não também ucraniana?), você tem o mesmo nível de lusitaniedade no sangue que um espanhol e um marroquino! Talvez até menos! Fique então a saber que é uma besta de primeira e deve-se achar mais que os outros ou a querer dar uma de espertalhão como o Miguel Sousa Tavares e distinguir-se do tuga mediano.
Para se redimir deve assistir ao próximo jogo da nossa Selecção num qualquer ecrã gigante, montado numa lambreta pintada com as cores de Portugal, todo nu, excepto um cachecol ao pescoço e um chapéu cortado de um garrafão de tintol e levar o seu bobi vestido com uma camisola do Figo comprada nos ciganos, empoleirando-se depois no topo da estátua do Marquês de Pombal. No caso de você ser uma mulher, deve fazer o mesmo procedimento mas avisar a malta primeiro.

quarta-feira, junho 28, 2006

Memórias de uma prospecção (XV e penúltimo)

O vox pop em Arqueologia
Quem já fez prospecções arqueológicas deve saber que, antes de se ir para o campo, deve-se consultar determinadas fontes de informação que podem orientar o nosso trabalho. Em primeiro lugar a base de dados do IPA (enquanto existir) por sítios arqueológicos já referênciados na nossa área, de seguida a Carta Militar de Portugal 1:25000 que pode sugerir bons sítios para haver ocupação humana pela topografia e hidrografia, e, at last but not the least, o vox pop.
O vox pop (ou, mais correctamemente, o vox populi, a "voz do povo") é um dos recursos mais importantes quanto estamos numa região que não nos é familiar e procuramos identificar sítios arqueológicos porque, convinhamos, não somos nós que chegamos da cidade que conhecemos melhor aqueles montes do que aquela gente que provavelmente nunca saiu de lá. É por isso que devemos, sempre que possível, perder (ou ganhar) umas horas de trabalho fazendo uma ronda pelas aldeolas da região e perguntando à população local se se lembram de ouvir falar de sítios antigos, ou de histórias sobre aqueles montes que tenham passado de geração em geração, ou se sabem de terrenos onde tenha aparecido à superfície cerâmicas e coisas estranhas quando lá foram feitas lavras.
Além da informação propriamente dita que nos é útil para o nosso trabalho (de facto, durante a altura do Carnaval, identificámos mesmo um sítio inédito depois dos locais nos terem aconselhado a ir lá dar uma espreitadela), este contacto com os "nativos" também proporciona certos e determinados momentos únicos nascido do diálogo com aquela gente simpática mas com um fortíssimo provincialismo (que, de resto, só lhes fica bem e lhes dá identidade). No fundo é como se fosse um trabalho de Antropologia social, em que partimos para o campo para falar com os velhinhos. E, tirando os mais desconfiados que olham sempre para nós, gente jovem, como se ali estivessemos para desencaminhar as suas filhas para Lisboa, a maior parte é mesmo muito simpática e adora conversar se puxarmos por eles (até nos quizeram oferecer uma rodada de cervejas!).
É claro que a maior parte das coisas que ouvimos não são nada na realidade, mas existem certas pérolas e tiradas monumentais que, por si só, valem a pena a deslocação e o tempo dispendido. Isto além de fazermos uma data de amigos! Ficam aqui as mais engraçadas, sendo que todas começam, depois dos cumprimentos e identificação da praxe, com algo como "Ah e tal, e coisas antigas por aqui, sabe de alguma coisa? Telhas e cacos, coisas assim?".
.
Prospector: Ah e tal, e coisas antigas por aqui, há?
Nativo/a: Coisas antigas? Então mas isso não serve para nada! Quem é que quer coisas antigas? Deixem-se disso!
.
P: Bom dia! Nós somos arqueólogos que andamos por aqui a fazer blá, blá, blá... Sabe-me dizer se por aqui têm aparcido coisas antigas nos campos, como telhas e assim?
N: Ah, desculpe mas eu não sei de nada. E mesmo que soubesse não podia dizer porque tenho muitas dores.
P: Mas, mas...
.
P: Ah e tal, e coisas antigas por aqui, há?
N: Isso eu não sei. Só sei é que tenho a melhor cama de ferro do distrito lá em casa! Até já cá veio gente de museus para tentar comprá-la mas eu nada!
.
P: Ah e tal, e coisas antigas por aqui, há?
N (grupo de velhotes): Olhem, as únicas coisas antigas por aqui somos nós! Só se vocês nos quiserem levar a nós! Eh, eh!
.
P: Então e não se lembram de histórias antigas sobre aqui esta região?
N (grupo de velhotes): Olha, eles querem ouvir histórias! Ó Fulano X (chamando outro velhote atraído pelo rebuliço na aldeia, só comparável às últimas campanhas eleitorais para a Junta), chega lá aqui e conta aí umas anedotas aos jovens!
N (Fulano X): Então vocês querem ouvir anedotas, é? É que eu sei de algumas, eh, eh!
P: Err... Deixe estar, deixe estar... Nós até estamos com pressa...
.
P: Ah e tal, e coisas antigas por aqui, como telha espalhada nos campos, há?
N: Não, minha menina, isto por aqui é tudo muito limpinho. (minha menina porque eu não estava metido neste diálogo , sublinhe-se)
.
P: Ah e tal, e não há por aí sítios onde apareça muita telha partida?
N: Olhe, eu quando mudei o meu telhado o ano passado, deitei as telhas velhas para acolá. Só se lá for ver. Está lá tudo partido!
.
P: Ah e tal e não sabe se apareceu por aqui restos de telha, ou pedras esquisitas ou coisas assim?
N: Olhe, ali para detrás daqueles montes, há lá um sítio onde aparecem umas pedras estranhas, assim com uns biquinhos, assim... Uns biquinhos assim, assim... (enquanto esfregava os dedos indicador e polegar como que revivendo os tempos de juventude em que não havia seio feminino na aldeia que se escapásse às suas mãos)
.
E foram estas algumas das melhores respostas que tivemos do nosso vox pop feito no interior transmontano. Fica o conselho para os futuros arqueólogos nunca substimarem o poder da sabedoria popular que, se em alguns casos nos pode ajudar realmente no nosso trabalho, nos outros pode-nos fazer passar uns bons momentos e soltar umas gargalhadas - gargalhadas a posteriori, porque nem queiram saber o esforço tremendo que tinhamos que fazer para não nos desmanchar-mos a rir ali na cara deles (sobretudo neste último caso e no da cama de ferro) e tentar manter uma conversa séria e interessada até mesmo quando o tema já divergiu totalmente do inicial e já haja quem se chegue à frente para contar anedotas aos mais novos.
P.S.: Resolvi passar algumas das "Memórias de uma prospecção" menos interessantes mais à frente e esta série encaminha-se vertiginosamente para o seu final. Esperem só mais um post daqui a uns, a pièce de resistance final.

Boa razão para não sair de casa

Agora já compreendo a marcação da última greve de professores a uma Quarta, mesmo intercalada com feriados à Terça e à Quinta.

terça-feira, junho 27, 2006

Iuuupi!!!

Aí está outro personagem irritante. Estava a ver que esta saga não acabava. Parece que ele é tão estúpido como aquele pessoal com quase trinta anos que anda numa escola secundária nos Morangos Com Qualquer Coisa: como o chavalo não tinha aproveitamento lá naquela escola para "crianças especiais" (maluquinhos que gostam de brincar com vassouras e varinhas de forma obscena), decidiram finalmente acabar com o seu sofrimento.
O dele e o nosso. Embora eu faça orgulhosamente parte do grupo de dois ou três portugueses que nunca viu nem leu nada deste fenómeno Dan Brown para crianças. Se querem uma série de culto para os putos, eles que vejam o Duarte & Companhia, que até foi reeditado recentemente em DVD. E se querem alguma coisa instrutiva para ler, metam-se na Biblioteca Nacional e procurem as edições dos anos 80 e 90 do jornal O Incrível ou d'A Bola do tempo que o Benfica dava cabazadas a torto e a direito.
Resultados directos e indirectos: ele acaba por não fazer aquilo que queria vir a fazer um dia com as suas coleguinhas de escola, já mais ninguém tem que aturar aquela cara de parvo outra vez, o actor que faz de Harry Potter já vai poder deixar de ser visto como "uma criança adorável" e começar a engatar miúdas, a autora dos livros reforma-se de vez, os Carlos Cruz & Cia. deixam de ir aos bailes de máscaras no Carnaval, a malta deixa de gastar dinheiro no merchandising do Harry Potter, Portugal cresce finaceiramente e sai da cauda da União Europeia e o mundo voltará a ser um local feliz outra vez.

Personagens irritantes

O Dentro e fora elegeu oficialmente Pedro Granger o personagem mais irritante da televisão portuguesa. Parabéns aos dois!










Heyo-dalee! Meesa Pedro Granger. Meesa very beto un like PSD very much. Santana Lopes, meesa luv you! Meesa is stupidus un wanna bi Tintin!

segunda-feira, junho 26, 2006

Boas e más notícias

Foi elaborado um estudo acerca do papel da cerveja para combater o cancro.
Boa notícia - "Há indícios de que um ingrediente encontrado na cerveja ajude a prevenir o câncer de próstata"
Boa notícia - "para aproveitar os benefícios da descoberta, é necessário beber 17 cervejas por dia"
Má notícia - "17 cervejas por dia podem levar ao alcoolismo e à cirrose"
Bolas pá, quando tudo parece estar a correr bem tem sempre que aparecer um efeito secundário!

Rescaldo do jogo de ontem


Eu diria mesmo mais: Maniche deu um verdadeiro pontapé nos "países baixos" holandeses!

domingo, junho 25, 2006

Rescaldo do jogo de hoje

É tão bom descascar laranjas!
Peço desculpa aos leitores mais sensíveis o grotesco da imagem incluída em supra. Não se voltará a repetir. Ou se calhar sim...

sexta-feira, junho 23, 2006

Kaká no Benfica?!?

Vamos lá ver, o Benfica nos últimos dois anos contratou um Karadas, um Karyaka, um Karagounis, e agora um Katsouranis. Estão a ver alguma relação ou mensagem subliminar?
Em meu entender isto só pode querer dizer uma coisa: a próxima contratação do Benfica vai ser o brasileiro Kaká do Milan.
Ou então se calhar não...

Já ganhámos o caneco!

Portugal sagrou-se campeão mundial de futebol* na Alemanha!

* de futebol robótico, claro está.

quinta-feira, junho 22, 2006

Eia!

O Dentro e fora já passou as 5000 visitas!
Obrigado a todos que cá vieram e aos que se tornaram fregueses frequentes do tasco. Aos que cá vieram enganados a pensar que iriam encontrar uma coisa um bocadinho para o melhor (com gaijas, politiquices elaboradas, discursos filosóficos, a resposta para o sentido da vida, ou a verdadeira identidade do Macaco Adriano), as minhas desculpas mas o que está à vista é o que há. Tenho muita pena.
Não fosse eu estar numa semana stressante ("muito trabalho, muito trabalho", como dizia o outro) e a precisar de descanso, até escrevia agora qualquer coisa com piada para comemorar o marca. Fica para a próxima.

quarta-feira, junho 21, 2006

F.A.Q. Dentro e fora (I)

Pergunta: Gostava de juntar o maior número possível de bimbos à minha volta em poucos segundos. O que devo fazer?
Resposta: Fácil, meu caro amigo. É só fazer um directo para a televisão em dia de jogo da Selecção.

Então afinal parece que hoje começa o Verão, não é verdade?

Só com duas horas de sono em cima, parece mas é que ando já a sonhar com as férias. E não só...

segunda-feira, junho 19, 2006

Petição contra a TV Cabo

Sim, eu sei que estas petições online não servem para nada e ninguém vai mexer uma palha quer sejam por 2 ou 2000000000 assinaturas, mas pelo menos não faz mal a ninguém associarmo-nos a uma causa.
E esta é contra a TV Cabo (esse belo e eficiente serviço de televisão e internet), que resolveu cortar a emissão de certos canais que o utilizador paga como o M6, a Rai Uno ou a RTL, que transmitem os jogos do Mundial da Alemanha. Isto porque estes são canais abertos (mas pagos, ao estarem incluídos nos pacotes de canais da TV Cabo) e as transmissões dos jogos iriam tirar audiência à SportTV, estação que detem os direitos de transmissão entre as estações portuguesas (não as internacionais, obviamente), e nós não iríamos querer isso, pois não? Não tenho a certeza, mas acho que a CaboVisão seguiu a mesma prática.
É triste e vergonhoso (como em muitas coisas neste país) mas também na televisão o que manda é a lei do dinheiro. Se não concordam com estas máfias televisivas podem ao menos assinar a petição aqui. Eu já assinei. E vocês?
Não vai adiantar nada, eu sei, mas o pior é ficar calado. Porque afinal "quem cala consente". Vocês consentem?

Urgente! Oportunidade única!

Tenho três bilhetes para o jogo Portugal-México de Quarta-feira dia 21 em Gelsenkirchen (estádio do Schalke 04).
Infelizmente não vou poder ir mas como sei que a lotação já está esgotada e muita gente gostava de assistir esse jogo, estou disposto a vender os bilhetes. Vendo cada lugar por apenas 300€ ou os três a 750€. O preço pode ser negociável.
Os lugares são mesmo lá para trás (mesmo, mesmo) mas têm até aquecimento central e tão em cima da hora é o melhor que se pode arranjar. Por favor digam qualquer coisa depressa porque tenho muita gente interessada.
Aqui vai uma foto dos lugares para verem que eu não estou a mentir:

domingo, junho 18, 2006

News flash!

Foi finalmente encontrado o famoso "Cara-de-cu"!
Aqui fica a foto do detido:

sábado, junho 17, 2006

Coisas que não surporto IV

A mania do Cristiano "Ai-não-me-toques" Ronaldo em partir sempre para a finta, mesmo que não tenha niguém pela frente e perca a bola com essa palhaçada toda.

Dúvidas existenciais (III)

Com toda esta histeria colectiva nacional, serei eu o único a achar que até agora a selecção nacional apenas jogos fraquinhos, para não dizer mesmo sofridos e desapontantes?

domingo, junho 11, 2006

Aviso à navegação

Em princípio não deverei cá vir ao blog nos próximos dias.
Vou à Alemanha ver a Selecção.
Ou não, ou não...

sábado, junho 10, 2006

E porque hoje é dia...

Dedicado aos chavalecos da geração Morangos com Açúcar que pensam que a 10 de Junho se comemora a proclamação da Monarquia por Viriato ou a vitória do general Marquês de Pombal na II Guerra Mundial ou a descoberta do caminho marítimo para a Suiça por Marcello Caetano.
E Camões não foi um ponta-de-lança do Benfica do tempo do Eusébio nem um fundador do hip-hop moderno.
E Dia das Comunidades Portuguesas não é o dia em que se comemora o aniversário da fundação do clube de fãs dos D'ZRT na Musgueira e na Baixa da Banheira.

sexta-feira, junho 09, 2006

Actualizações à barra de links

Foram adicionados nada mais nada menos que 10 novos blogs/sites à lista de links:
Cá de dentro temos o anårca constipadö (um olhar atento e sem regras da actualidade), o irmaolucia (novo poiso do antigo agridoce), A Taberna dos Inconformados (espaço de discussão amena e animada sobre os mais diversos temas), o Imagens Insólitas (não preciso de explicar do que trata, pois não?), e o FUTEBLOGUÊS (onde se fala a verdadeira linguagem do futebol).
Também cá de dentro mas na secção das 'Arqueologices', ficam mais 2 blogs: o Roma Antiga (penso que também não é preciso explicar do que é que lá se fala) e o Desassossegos (reflexões mais sérias sobre Arqueologia do mesmo autor que criou o Holocénico, que entretanto virou livro).
Lá de fora chegam-nos, não 3 blogs, mas 3 sites que recomendo vivamente: o famoso Angry Alien (onde os filmes mais conhecidos são convertidos em desenhos animados de 30 segundos interpretados por coelhos; passem por lá e surpreendam-se), o CartoonStock (a mais completa e variada base de dados de cartoons cómicos que conheço e com uma óptima opção de busca por nome ou tema) e, 'at last but not the least', o grande orgão noticioso Weekly World News (o pai de todos os jornais do fantástico como o nosso saudoso O Incrível e criador de verdadeiros mitos urbanos como a saga do Bat-boy).

E esta, hein?

Figo iniciou agricultura

Em entrevista exclusiva ao Dentro e fora, Figo comentou: "Logicamente, pois que logicamente eu decidi dedicar-me à agricultura enquanto que o Ricardo, logicamente, foi inovador na criação de aves de capoeira. Logicamente."

Prémio 'Perdeste-uma-boa-oportunidade-para-estar-calado/quieto' 2006

Eu só devia dar estes prémios no final do ano mas a verdade é que, nesta categoria, a luta está renhida. O líder do campeonato 'Perdeste-uma-boa-oportunidade-para-estar-calado/quieto' 2006 é neste momento Mário Machado, líder da Frente Nacional, que, depois de proferir numa reportagem da RTP ideologias de extrema-direita e defender o uso de armas, um par de horas depois estava já detido pela PSP e a responder pelo sucedido.
Relembro que à data o candidato melhor posicionado para receber o Prémio 'Perdeste-uma-boa-oportunidade-para-estar-calado/quieto' 2006 era o Nuno Gomes que disse e mostrou os filmes em DVD que ia levar para ver no estágio, o Instinto Fatal 2 e Missão: Impossível III, que mal tinham estreado ainda nas salas de cinema (sacados na net ou comprados a um Mohammed qualquer da Praça de Espanha).
A luta promete. Vamos ver quem alguém se intromete neste campeonato ao mandar mais uma destas tiradas de mestre.

Coisas que não surporto III (acho eu...)

O plástico que embrulha os DVD's, praticamente impossível de rasgar a não ser que tenhamos uma pujante unhaca que possa ser aplicada com mestria na zona de separação dos dois lados da caixa usando a mesma técnica conhecida para a abertura de bivalves.

quinta-feira, junho 08, 2006

Aviso à navegação

Não sei se é só comigo que isto está a acontecer mas o Blogger tem estado em baixo ultimamente. Já ontem tentei 'postar' e não consegui e hoje tem estado difícil. E até tinha uma ou outra coisa gira para dizer...
Entretanto podem ir à vossa vida enquando isto não volta a estar em condições. Espero que amanhã a coisa já normalizada porque isto assim não pode ser. E nisto o Governo não pensa!

terça-feira, junho 06, 2006

A Besta sempre apareceu

Afinal não era o Noddy (nem o Chalana). O anti-Cristo parece ter reencarnado naquele que era talvez um dos mais evidentes candidatos, Alberto João Jardim:
É uma Besta portuguesa, concerteza!
Mas parece que afinal o Mundo não acabou... Pode ser que em 2106 já haja uma coisa mais bem feita...

segunda-feira, junho 05, 2006

Vem aí a Besta!!

Segundo dizem, esta Terça-feira, dia 6 do mês 6 do ano 2006 (06/06/06), às 6 horas e 6 minutos e 6 segundos (06:06:06), o anti-Cristo regressará à Terra e a Humanidade será destruída ou escravizada e tal e coiso. Isto tudo devido à rara coincidência desta data que evoca o número simbólico 666, referenciado no Livro do Apocalipse como o número da Besta (imaginem a maluqueira que terá sido no séc. VII com a malta que passou por isto no ano 666!).
Ora, escusado será dizer que, para mim, isto é mais uma maneira de distrair a malta agora que o Rock in Rio e o Super Bock Super Rock estão a chegar ao fim, além de uma excelente manobra de marketing para um novo filme que estreia neste dia. Ainda por cima não me dava jeito nenhum que o Mundo acabe às 6 da matina porque eu queria aproveitar esta Terça-feira para recuperar algumas horas de sono em atraso.
E este tema tem especial importância para mim até porque comecei recentemente a ler um livro que me custou apenas 1€ numa feira do livro (nem pensar em dar mais!) com o sugestivo título "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse e as Profecias do Novo Milénio", escrito por um maluquinho com demasiado tempo livre e que terá morrido e resuscitado (!!). Mas ainda não cheguei à parte do 666, ainda vou na simbologia da cor dos cavalos (!!).
Mas vamos então partir do pressuposto que isto é tudo verdade e que amanhã vem aí o anti-Cristo e que ele nos vai fazer muito mal, bater-nos com paus e pedras, chamar-nos nomes feios e todas essas coisas que vêm na Bíblia. A passagem que fala deste número é a seguinte “Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.”
Ou seja: o 666 é um código que identifica a tal pessoa na qual reencarnará o anti-Cristo. Como eu li O Código da Vinci à dois anos e ainda me dói a cabeça de tantas contas idiotas, vou passar à frente desta parte e apontar apenas as pessoas (homens e mulheres) que desconfio poderem vir a ser possuídas pelo anti-Cristo esta Terça-feira. E sim, ao contrário dos filmes, Satanás não vai aparecer nos EUA (para isso já chegam os extraterrestres) mas sim em Portugal. Esta é a minha lista de possíveis anti-cristos:
Embora eu esteja mais inclinado para o Noddy (o clichè cinematográfico diz que o Diabo encarna sempre o corpo de criancinhas com ar inocente), a verdade é que não tenho a certeza. Alguém tem palpites?
P.S.: AH, já me esquecia. Se isto for mesmo a sério fiquem a saber que foi um prazer conhecer-vos (ou não) e espero que também haja do lado de lá banda larga e um Blogger eficiente que não vá abaixo quando é mais preciso. E se forem parar ao Paraíso passem lá por baixo de vez em quando, nem que seja só para dizer "olá"!

domingo, junho 04, 2006

Memórias de uma prospecção (XIV)

Património reciclado II
Ainda em Idanha-a-Velha, antiga Civitas Igaeditanorum romana, podem encontrar estes belos exemplos da maneira como o nosso património arqueológico é tratado no nosso país:

um belo bebedouro para animais

um ainda mais belo suporte para vasos

e um multifuncional suporte para vasos ou banquinho

Se os dois últimos objectos foram reaproveitados pelos habitantes de Idanha nas suas casas, o primeiro encontra-se assim mesmo na "área visitável" das ruínas visíveis da cidade romana, o que é bem mais grave, além de triste.

Para a malta que já começa a ficar farta destas fotos que eu para aqui tenho posto desta minha passeata carnavalesca, não desesperem - mais 2 ou 3 posts e acaba-me o stock (mas ainda tenho guardada a piéce de resistance para o final!).

(para quem está de fora do assunto, trata-se de um sarcófago, um suporte de coluna e um fragmento de coluna romanas)

Parvónia... perdão: Portugal no seu melhor

Mais uma tentativa desesperada para ter o nome no livro dos recordes... Tenho ou não tenho razão quando digo que nós cá dentro já entrámos na silly season antes do tempo?

sábado, junho 03, 2006

Nova votação

Como Portugal e o Mundo vão parar nas próximas semanas (se é que já não estão parados), está na altura do Dentro e fora ir na onda e começar a prestar atenção ao que realmente interessa neste mês que se segue: o campeonato do Mundo de futebol. E para isso dediquei especialmente uma nova votação em que questiono as vossas espectativas em relação à participação da selecção das (es)quinas neste mundial. Votem à vontade, porque tenho a certeza que encontrarão lá a opção certa, qualquer que seja o vosso feeling.
E aqui ficam os resultados da última votação em que era perguntado ao nosso auditório o que fariam se fossem o Presidente da República. Apesar da pouca participação, os resultados não surpreenderam:
Confirma-se que os valores democráticos andam pelas ruas da amargura já que ninguém se dava ao trabalho de usar cravo na lapela, uma percentagem significativa (20% ou, na verdade, 3 pessoas) seguia o exemplo do actual PR e não fazia literalmente um cú, os valores humanitários também bateram no fundo já que ninguém ajudava os pobrezinhos, a grande maioria dos votantes optava pela escolha mais óbvia e natural, ou seja, invadir Espanha, felizmente já não temos revivalismos fachizóides ou de etiqueta pois ninguém instaurava uma ditadura e aumentava os impostos (mais ainda?!) nem era capaz de deixar de usar esse ícone da indumentária pimba-tuga que são as meias com raquetes, uma pessoa (quiçá a mais esperta de todas) sabia tirar partido das únicas vantagens do inquilino de Belém que é de poder ir à bola sem pagar, e, por fim, 27% dos votantes fazia aquilo que o Senhor Silva está à espera de fazer desde que chegou que é mandar o Socas com os porcos.
Isto é que é uma sondagem expressiva e conclusiva. Melhor que as da Marktest e não viciada como as da Eurosondagem.

sexta-feira, junho 02, 2006

And now, for something completely different

Ou "a política que realmente interessa":
Com o número de desempregados sempre a aumentar, com maternidades a encerrar, com organismos públicos a serem fechados à maluca, com projectos megalómanos como a Ota e o TGV num país que não tem onde cair morto, com o preço dos combustíveis a aumentar, e com o Mundial de futebol aí à porta, estas Marias Amélias não se lembram de nada melhor para fazer que tentar instituir o "Dia do Cão"??
Não é que eu tenha alguma coisa contra os nossos fiéis amigos que nos deixam todos os dias presentes no passeio mas, porra pá, existem outras prioridades neste país, chiça!!
De resto, parece que é oficial: a silly season já começou em Portugal (se é que algum dia ela acabou).

O presidente de todos os portugueses...

... mas não necessariamente das portuguesas.
Espero que os milhares de mulheres portuguesas que, sabe-se lá porque carga de água, votaram no Senhor Silva nas última eleições estejam contentes com o que fizeram depois deste simbólico "vai mas é para a cozinha Maria que é onde tu estás bem".
Mas também não acreditavam que o "candidato independente e sem apoios de ninguém" ia fazer alguma coisa contra os seus queridos compinchas da direita, ou acreditavam? E não venham com coisas de que não é com leis e proibições que as mulheres são melhor representadas na política portuguesa porque isso é tudo tanga - o que interessa é conseguir meter lá os amigos de longa data e depois logo se desencanta a esposa/irmã/filha de um deles para dizer que somos um partido plural e com representação de ambos os sexos.
E o que mais me faz impressão é que, em relação a isto, parece até que as próprias mulheres não estão muito interessadas. Ando eu, que sou gajo, para aqui a fazer um discurso que mais parece uma feminista dos anos 60 que não rapa os sovacos e mais ninguém se queixa! Será que sou o único a achar que as mulheres devem ter uma representação igualitária (e não de apenas de um terço) nos orgãos de decisão do Estado? Serei o único que não se importava de ver uma mulher a governar o país? Ou será que os senhores da direita têm mesmo razão e as mulheres não têm a mesma capacidade de decisão política que os homens?

quinta-feira, junho 01, 2006

Já agora...

E como no último post se falou do Conan, o Homem-rã dos Ena Pá 2000, porque não deixar aqui a obra-prima para a malta ouvir e desfrutar?
Foi o que eu fiz. Podem ouvi-la no player aí do lado direito ou sacar aqui a música. Também podem ir seguindo a letra:
Conan, o Homem-rã
.
Escolham uma cadeira
Comam pudim flan (vai pó caralho!)
Vai ouvir a história de Conan o Homem-rã
.
Escolham uma cadeira
Comam pudim flan
Vai ouvir a história
De Conan, o Homem-rã
Conan, o Homem-rã
Herói da Trafaria
Nascido sem mamã
Era filho de uma tia
.
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
.
A sua namorada
Era uma indonésia anã
Dizia a rapaziada
"Olha a miúda do Conan!"
Era debochada
Não tinha soutien
Tinha a cona assada
De foder toda a manhã
.
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
.
Não fazia escolhas
Fodia com tudo
Estucadores e trolhas
Até um surdo mudo
Era pelos campos
Era pelas hortas
O pobre Conan
Já não cabia nas portas
.
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
.
Um dia pensou
"O que é que hei-de fazer?"
"Foda-se já sei!"
"Vou comprar um fecho éclair!"
Enquanto ela dormia
Coseu-lho na vulva
Sem pagar portagem
Não passa aqui uma pulga
.
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
.
Foram lá escuteiros
Foram japoneses
Só os paneleiros
É que não eram fregueses
Era todo o dia
Sempre o dentro e fora
E o Conan dizia
"Crise? Qual crise?"
.
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
.
Epá, pôs-lhe um contador
Mesmo ao pé da greta
Fez-se milionário
Tornou-se forreta
Esta é uma história
Plena de sucesso
Não temos memória
De maior burgesso!
.
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
Conan, Conan, Conan, o Homem-rã
.
(Depois de anos a ouvir esta música um pouco por todo o lado agora é que reparo no verso "Sempre o dentro e fora", uma clara referência premunitória a este blog. Obviamente.)

Memórias de uma prospecção (XIII)

No caminho de regresso das nossas aventuras arqueológico-carnavalescas em Trás-os-Montes, tivemos a oportunidade de passar por Idanha-a-Velha, a antiga Civitas Igaeditanorum romana. Sim senhor, aquilo até está bem arranjadinho e bem tratado (embora pudesse estar melhor) mas o mais interessante desta visita foi a descoberta deste placard informativo para os turistas.
Na verdade, o interessante é o que lá está escrito em baixo, como podem ver aqui em pormenor:

"Beivimdos a Idanha-a-Pumba a terra do Conan o Homem Rã"

Desculpando a parte do "Beivimdos", que até já vem sendo normal, fiquei preplexo com esta mensagem por dois motivos: o primeiro é o facto de, além do nome esquisito lá de cima que os romanos chamavam a Idanha-a-Velha, o sítio pelos vistos também é conhecido como Idanha-a-Pumba, o que sinceramente fica-lhe muito melhor (qualquer coisa que faça lembrar o "pimba-pimba-tumba-tumba-catrapumba" fica bem em qualquer lugar). O segundo motivo, e aquele que me deixou totalmente de boca aberta, é que afinal estive orgulhosamente na mesma terra que viu nascer o grande Conan, o Homem-rã, imortalizado na música homónima dos Ena Pá 2000.

O Conan, o Homem-rã, esse herói nacional digno de ser imortalizado no panteão junto da Amália e do Eusébio... à espera... esses estão no Oceanário... hmm... esqueçam. Dizia eu que o grande Conan terá nascido em Idanha-a-Velha (ou Idanha-a-Pumba). Ora isso seria tudo muito simples se na música dos Ena Pá ele não viesse referido como "herói da Trafaria". E é isso que me surpreende acima de tudo: o Conan é, no fundo, um migrante que abandonou o interior para tentar a vida na zona da Grande Lisboa.

Mas que belo estudo toponímico, han! Sim senhor, isto é que são descobertas. 'Tá giro, 'tá... Ou então é tudo apenas uma porra de uma falta de inspiração para escrever posts originais hoje... Daí que eu pegue numa foto caricata com alguns meses e comece a escrever baboseiras a ver se alguma tem piada... Será a isto que se chama "bloqueio de blogger"??